sábado, 9 de abril de 2011

Momento Especial: leitura na sala de aula.




A leitura na escola está relacionada a forma de ensinar a ler.Esta forma diz respeito ao professor como modelo de leitor que leva para sala de aula os mais variados tipos de textos e lê para seus alunos compartilhando com eles suas leituras e os diversos motivos que mobilizam o leitor a escolher um determinado tipo de texto pra ler.

Desta ótica, é necessário ser leitor para formar leitores. Os momentos didáticos reservados especificamente para a leitura compartilhada na sala de aula tornam-se significativos à medida em que se realiza uma leitura motivados pelo interesse em desvendar o assunto do texto.

Segundo Delia Lener no seu livro "Ler e Escrever na Escola - o real, o possível e o necessário", ensinar a ler na escola só faz sentido para o aluno se os textos representam os mesmos usos e funções que têm nas práticas sociais, ou seja, leio uma notícia do jornal para me inteirar dos acontecimentos;um conto para viajar na imaginação; ou posso ler um gibi como distração; até mesmo uma receita culinária para fazer um prato diferente....etc.

O importante é ter bons motivos para ler, "O necessário é, em suma, preservar o sentido do objeto de ensino para o sujeito da aprendizagem, o necessário é preservar na escola o sentido que a leitura e a escrita têm como práticas sociais...." (LENER, p. 18, 2002)

Ensinar a ler textos literários e outros tipos de textos presentes nas práticas sociais, necessariamente está vinculado à prática pedagógica de aulas nas quais o professor reserva momentos específicos para realizar leitura de diferentes tipos de textos para os alunos.

Ao planejar sua aula diária o professor deve reservar o horário nobre (início da aula) e ler para os alunos os mais diversos tipos de textos como: contos de fadas, lendas, poemas, textos de jornais, fábulas, etc....

A leitura em voz alta do professor, faz com que mesmo antes de saber ler convencionalmente o aluno tenha acesso à linguagem escrita e construa um repertório de conhecimento a respeito dos tipos de textos presentes no seu contexto social, assim como, aprende a reconhecer os usos sociais destes textos e os objetivos que motivam a busca por determinado tipo de leitura.


Os objetivos para ler dependem do interesse do leitor por determinado tema ou assunto, tal interesse, mobiliza o leitor a procura do tipo de texto que vai de encontro as suas expectativas. No que diz respeito às expectativas das crianças, os contos são as principais fontes de leitura por aguçar o imaginário através da trama presente nas narrativas infantis. Neste contexto, a leitura assume o objetivo de prazer,contribui para dar asas à imaginação e recriar novas versões a partir da leitura de um conto.

Quando o professor inicia sua pauta diária com uma leitura de um conto para seus alunos, está fertilizando o universo do imaginário das crianças.Este momento torna-se especial, pois faz da leitura uma prática vivenciada por muitos atores cada um com seus conhecimentos prévios sobre a trama da história em questão, contribuindo para atribuição dos sentidos do texto e ao mesmo tempo ampliando seus conhecimentos.

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